Yancheng – a cidade do sal

Em finais de 2010 tivemos oportunidade de  nos deslocarmos à China, em representação da Associação Portuguesa de Consultores Seniores (APCS). O motivo da deslocação tinha a ver com a realização do CIEP – 2010 (Conference on International Exchange of Professionals), organizada pela SAFEA (State Administration of Foreign Experts Affairs), e a decorrer em Shenzhen, uma importante cidade da China localizada a poucos quilómetros de Hong Kong.

No entanto, as autoridades chinesas que organizaram o evento prepararam para os seus convidados e visitantes estranjeiros, na sua grande maioria consultores, um pequeno programa de três dias de duração o qual antecipava o CIEP propriamente dito. Esse programa levou-nos à Provincia  de Jiantzu e foi, para nós, uma revelação mais próxima da actual realidade chinesa.

De facto Yancheng é uma cidade não muito grande que sendo embora interior se localiza muito perto de Xangai. O programa que cumprimos levou-nos a visitar um polígono industrial chinês na Região, onde fomos muito bem recebidos. Tivemos a oportunidade de percorrer diversos edifícios e daí termos ficado com uma ideia geral acerca das prioridades das autoridades chinesas  superintendentes na Zona neste domínio.

Em Yancheng também estava prevista uma visita ao Plano de Urbanização e expansão da cidade, o qual estava exposto num edifício da Autarquia Local. Tratava-se de uma Maqueta de grandes dimensões com um sistema de iluminação curioso que permitia ir iluminando sectores especificos da cidade que se pretendiam individualizar o que permitia seguir com o maior interesse a exposição feita acerca do assunto. Essa exposição também era acompanhada de um filme e de diapositivos que pretendiam dar uma panorâmica do que já existia bem como também do que estava eventualmente previsto executar.

Posteriormente, esta visita foi complementada com a realização de um circuito ao vivo levado a efeito por intermédio de um autocarro que se deslocou propositadamente aos locais de maior desenvolvimento da cidade através dos quais se pôde realmente ficar com uma ideia do surto de construção que os trabalhos apresentados faziam antever.

Yancheng atribui igualmente uma grande importância ao ambiente e à protecção da natureza. Assim, do programa constava uma visita a uma reseva especial de aves tipica da região e de uma raça em extinção, que têm sido salvaguardadas devido aos cuidados de um Organismo Estatal que providencia no sentido da protecção daquela espécie. As aves, que apresentam uma certa envergadura, encontram-se em cativeiro, mas todos os dias de acordo com um horário escolhido são libertadas pelos tratadores, tendo assim a possibilidade de voar livremente um determinado tempo que lhes é disponibilizado, regressando curiosamente ao centro de partida, normalmente atraídas por comida que lhes é fornecida na altura e que serve de chamaril. Visita muito interessante.

Para terminar não queremos deiar de fazer uma pequena reflexão acerca da rede de estradas que tivemos oportunidade de percorrer e que serve a Região. De facto Yancheng não tem grande movimento de viaturas, nem mesmo no centro da cidade. O que se vê mais são triciclos e bicicletas, motorizadas ou não. No entanto deslocam-se em pseudo “autoestradas” as quais não estando ainda terminadas na sua totalidade (pois esquematicamente falando apenas dispoem do pavimento alcatroado com o perfil, isso sim, de autoestrada) ainda não estão equipadas com todos aqueles requisitos de segurança próprios de uma verdadeira autoestrada, nem sequer as bermas estão devidamente acabadas. No entanto funcionam perfeitamente para o transito existente, e no caso de se tornar necessário, rápidamente podem ser acondicionadas de forma a tomar o perfil de uma autentica autoestrada tradicional, com portagens e tudo, como é corrente no Ocidente e nas quais também tivemos a oportunidade de transitar embora em troços limitados.

Uma boa experiência esta de Yancheng.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: