Uma alternativa à CESES

Recentemente foi conduzido um inquérito em sete países do Continente Africano e chegou-se à conclusão que menos de dois por cento de trabalhadores estão ao serviço de empresas com menos de dez trabalhadores.

Assim, pequenos empresários e pequenas industrias locais lutam por desenvolver e tentar viabilizar os seus negócios. No entanto, é certo que uma carência de competências, de capital ou de métodos de gestão actualizados contrariam os esforços para construir uma rede sustentável de pequenas e médias empresas rentáveis.

Actualmente, este tipo de problemas tem vindo a ser encarado, por exemplo, por associações estrangeiras congéneres, através de programas de desenvolvimento e com a intervenção de consultores seniores, em parceria, de forma a obter resultados acrescidos. A experiência tem mostrado que esta é a forma mais eficiente de aproveitar o profissionalismo e a experiência destes voluntários.

Os parceiros que têm vindo a intervir neste processo podem ser ONG’s, organizações de negócio locais e representativas, governos, firmas de consultadoria ou, ainda, companhias responsáveis por programas de responsabilidade social em países onde têm interesses específicos.

Um recente exemplo e ao qual se referiu o falecido John Ridd, consultor senior da BESO (UK), numa comunicação proferida quando do último Seminário Internacional da APCS, realizado em 2002, foi a assistência dada a uma comunidade doadora na Etiópia trabalhando no desenvolvimento de pequenas empresas.

Assim, a APCS também deverá explorar este tipo de actividade em alternativa à CESES.

 Artigo PUBLICADO no apcsNEWS 51 de Junho de 2007

Anúncios
  1. Uma Alternativa à CESES « apcseniores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: