Shenzhen de novo

A APCS, representada pelo seu presidente, esteve mais uma vez presente em Shenzhen, na 10ª Conferência Internacional de Intercâmbio de Profissionais (CIEP), nos dias 4 e 5 de Novembro de 2011.

Esta reunião, que se realiza anualmente desde 2001, é atualmente promovida pelo  State Administration of Foreign Experts Affairs (SAFEA) e pelo município de Shenzhen.

Tem como objetivo facilitar a cooperação entre organizações de especialistas chineses e estrangeiros, instituições de formação, associações profissionais e outras organizações, sendo a única reunião internacional chinesa com esta finalidade.

Dirigentes políticos estrangeiros, ministros de diversas áreas, altos funcionários governamentais, dirigentes empresariais, especialistas nacionais e estrangeiros têm estado presentes neste importante acontecimento.

Realizada num enorme recinto coberto, a exposição engloba conferências, palestras, seminários, debates e principalmente uma grande representação de associações de consultores, recrutamento de pessoal, universidades e institutos de ensino, departamentos oficiais.

Shenzhen, no sul da China, junto a Hong-Kong, tem 14 milhões de habitantes, dos quais 10,4 milhões são residentes permanentes. De uma pequena cidade de 30.000 habitantes em 1979, foi a primeira zona económica especial a ser constituída e tornou-se, em menos de 30 anos, numa das cidades mais desenvolvidas do país, na que teve um crescimento mais rápido e a que possui o mais elevado rendimento per capita, entre as principais cidades chinesas.

Shenzhen possui o quarto porto do mundo, quanto a movimento de carga em contentores, o quarto aeroporto mais movimentado da China e o quarto maior destino turístico do país. Cidade conhecida pelo design, possui mais de 6.000 companhias do género, que empregam mais de 60.000 pessoas.

Shenzhen é uma bela e moderna cidade, espraiada por uma grande área, cheia de jardins, grandes e amplas avenidas e poucos arranha-céus.

Nos dias 1 e 2 de novembro efetuou-se uma reunião em Shijiazhuang (2,6 milhões de habitantes, na área urbana), a capital da província de Hebei, no norte da China,.

Esta província tem 72 milhões de habitantes, pertencentes a 4 grupos étnicos, dos quais os chineses Han são a quase totalidade. Hebei tem 5 zonas de desenvolvimento económico e tecnológico, sendo duas de desenvolvimento industrial de alta tecnologia, como a de Shijiazhuang, criada em 1991 e 30 universidades.

Shijiazhuang é a sede de importantes centros das indústrias farmacêutica e têxtil e também de maquinaria, química, pequena indústria, eletrónica e agrícola.

Só a província de Hebei recebeu, em 2010, 70.000 peritos e consultores estrangeiros.

Da China trouxemos cerca de 150 pedidos de profissionais de todas as idades, desde recem licenciados ou mesmo estudantes, até especialistas reformados. Se bem que haja uma especial incidência nas engenharias , principalmente mecânica, agrónoma, eletrónica e química, há também pedidos de farmacêuticos, biólogos, professores de inglês, gestores, administradores, entre outros.

As condições são variadas, estando por vezes prevista uma compensação monetária negociável.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: