Entrevista com o Presidente da Direcção

"Presidente  da Direcção"

Iniciámos esta entrevista com o Dr. Henrique Sobral falando do passado e acabámos a falar do presente e do futuro.

O que pensa da situação actual da APCS ao fim de cerca de dois meses da Direcção ter tomado posse?

A situação da APCS não nos é estranha, uma vez que há vários anos fazemos parte da direcção. Assumimos por isso, como é natural, a nossa quota parte de responsabilidade relativamente as estado em que a associação actualmente se encontra. Toda a gente reconhece que é preciso dinamizar a APCS, dar-lhe um novo alento.

Os problemas que se antevêem poderão vir a ter alguma solução? De que forma?

A resolução dos problemas que temos requer, em resumo, três mais. Mais sócios, mais missões e projectos e mais colaboração dos associados com a sua direcção.

Existem hoje parcerias com diversas entidades, algumas delas sem continuidade aparente há já alguns anos. O que nos tem a dizer acerca deste assunto?

Começámos já a efectuar contactos para retomar protocolos que existem há vários anos e não têm estado activos. Esperamos pelos resultados, já que houve uma resposta positiva, por parte dos associados, ao primeiro pedido de colaboração que lhes foi endereçado.

E quanto a novas parcerias?

Também entrámos em contacto com uma entidade que opera na nossa área e com a qual esperamos em breve vir a colaborar, neste caso fornecendo consultores para vários projectos. Queremos abordar outras entidades com quem podemos fazer mais acordos de cooperação.

As associações congéneres da nossa, da Europa, criticam-nos muitas vezes, veladamente, por não apoiarmos devidamente África, designadamente os países de expressão portuguesa. Como é que encara esta matéria?

A actuação em África, designadamente a de língua oficial portuguesa, exige uma outra preparação. É interessante notar que a APCS nunca teve qualquer missão nos PALOPS. Há que estabelecer uma rede de contactos, procurar apoios e efectuar trabalho. Estes países são naturalmente um dos alvos prioritários da nossa estratégia de actuação externa.

Um dos problemas que aparentemente se levantam é o limitado número de associados da APCS o que, de certo modo, condiciona de alguma maneira as áreas de consultoria a desenvolver. Como está a Direcção a pensar ultrapassar este problema?

Aumentar decisivamente o número de associados. Para angariar novos sócios precisamos de divulgar a associação, na comunicação social e junto de organismos e empresas, o que exige um grande esforço. Vamos pedir a colaboração de um dos vários especialistas de marketing que temos entre os associados, para que nos elabore um plano profissional adequado aos nossos meios, humanos e materiais, que são sempre escassos.

Têm sido desenvolvidos esforços junto de orgãos de comunicação social e outros, para divulgar a APCS. Quais os resultados dessas acções?

Começámos já com esse trabalho mas os resultados não são ainda visíveis. Há que continuar. Pretendemos divulgar a APCS e as suas actividades junto da imprensa, rádio e televisão. A página da Internet (site) que possuímos tem igualmente que dar um contributo neste sentido.

Qual a mensagem que deseja deixar para os nossos associados?

Colaborem com a vossa associação. Façam propostas, ofereçam-se para trabalhar e não é imprescindível que seja na sede. As novas tecnologias permitem actualmente grande flexibilidade neste campo. Refira-se entretanto que há já diversos associados a colaborar com a direcção, como aliás já foi noticiado pelo apcsNews.

 Terminámos assim aquela que foi a nossa primeira entrevista com o Presidente da Direcção da APCS, Dr. Henrique Sobral. Caberá a todos perceber qual o sentido das suas palavras e para onde corre a APCS.

 Entrevista PUBLICADA no apcsNEWS nº 64 de Junho de 2010

Anúncios
  1. #1 by Lúcio da Costa Rodrigues on 5 de Setembro de 2011 - 3:31 pm

    Força APCS. Nestes tempos difíceis é altura de nos unirmos e ajudarmos destes empreendimentos, não só em Portugal, como pelo mundo fora. Haja boa vontade e patrocinadores. Força Henrique.

  1. Entrevista com o Presidente da Direcção « apcseniores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: