Ano Europeu do Envelhecimento e da Solidariedade entre Gerações (2012)

Porquê um Ano Europeu de Solidariedade Intergeracional e Envelhecimento Activo em 2012?

2012 será o 10º Aniversário do Plano de Acção das Nações Unidas sobre o Envelhecimento. Em resposta ao desafio demográfico de todos os Estados  membros da UE o EY2012 procurará:

– Promover o envelhecimento no emprego

– Promover o envelhecimento activo na comunidade através do voluntariado e carinho

– Promover uma vida saudável e  independente do envelhecimento

– Reforçar a solidariedade entre as gerações afim de criar uma sociedade para todas as gerações

O que significa o Envelhecimento Activo?

Envelhecimento Activo é definido pela Organização Mundial de Saúde como o processo de optimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, afim de melhorar a qualidade de vida à medida que  as pessoas envelhecem. Permite-se, assim, que as pessoas percebam o seu potencial para o bem estar ao longo das suas vidas e de participar na sociedade de acordo com as suas necessidades, desejos e capacidades, ao mesmo tempo proporcionando-lhes protecção adequada, segurança e cuidados quando precisam de assistência.

Implica optimizar as oportunidades para a saúde fisica, social e mental para permitir que as pessoas mais velhas possam ter um papel activo na sociedade, sem descriminação, e desfrutar de qualidade de uma forma independente e das coisas boas da vida. Por outro lado a criação de uma sociedade intergeracional implica a consciência das necessidades de cada um e todos sobre o que ela ou ele de todas as idades pode fazer para a sociedade, adaptação urgente das politicas de família e soluções inovadoras para as novas carreiras de trabalho que são baseadas no ciclo de vida.

Qual é o nosso objectivo?

Toda a nossa sociedade vai ter de se adaptar às necessidades da sua população em envelhecimento, mas também terá de enfrentar os novos desafios enfrentados por outros grupos etários para que todas as gerações sejam capazes de continuar a apoiar-se uns aos outros e a viver juntos pacificamente.

Isto significa que teremos que harmonizar coletivamente as nossas políticas e práticas no que diz respeito ao planejamento urbano, desenvolvimento rural, transportes públicos, acesso aos cuidados de saúde, a política familiar, educação e formação, protecção social, emprego, participação cívica, lazer, etc..

A evolução demográfica deve ser encarada como uma oportunidade, que pode trazer soluções inovadoras para muitos dos actuais desafios económicos e sociais, mas isso exigirá uma nova avaliação e reformulação de várias políticas econômicas e sociais dentro da sociedade.

Capacitar as pessoas mais velhas que devem gozar a idade com boa saúde e contribuir mais activamente para o mercado de trabalho e às suas comunidades ajudar-nos-a a lidar com o nosso desafio demográfico de uma forma  justa e sustentável para todas as gerações. Envolver os jovens em estágios iniciais é necessário para obter inspiração mútua e aumentar a consciência da interdependência das gerações, por exemplo, em termos dos sistemas de pensões.

Porque é que este ano importante para você?

O Ano Europeu foi concebido para servir como uma estrutura para:

  • sensibilização sobre a contribuição  dos idosos para a sociedade e a parte mais importante que os jovens devem jogar para uma sociedade holística;
  • identificar e divulgar boas práticas;
  • mobilizar os decisores políticos e partes interessadas em todos os níveis para promover o envelhecimento activo;
  • chamando para uma maior cooperação e solidariedade entre as gerações.

Uma vasta gama de partes interessadas: nacional, regional e autoridades locais, empregadores e sindicatos, o sector empresarial, organizações da sociedade civil, pesquisadores, etc, devem aproveitar esta oportunidade para propor acções para apoiar o envelhecimento activo no campo de:

emprego, protecção social, políticas de família, educação e formação, saúde e serviços sociais, bem como infra-estruturas de habitação, transporte, lazer e público.

Todos juntos, podem ajudar a trazer as mudanças necessárias para alcançar uma sociedade para todas as idades e para encontrar soluções inovadoras que sejam sustentáveis ​​e justas para todas as gerações.

Anúncios
  1. apcseniores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: