Consultores Seniores, Precisam-se!

Em todos os países desenvolvidos são cada vez mais numerosas  as pessoas que chegam à idade da reforma em boas condições de saúde e com uma esperança de vida prolongada. E devido às baixas taxas de natalidade verificadas nesses mesmos países, não haverá jovens suficientes para as substituir.

Assim, por falta de mão de obra jovem, cada vez mais empresas recorrem ao trabalho dos   seniores. É o que se passa, por exemplo, no Japão. Mas verifica-se uma tendência identica em todas as nações desenvolvidas.

Claro que em Portugal isto ainda nâo se passa bem desta maneira. Os seniores eram (e ainda são frequentemente)  considerados menos produtivos e mais caros e, portanto, os alvos ideais para as empresas que querem reduzir os custos. Os governos subvencionaram durante muito tempo as reformas antecipadas, afim de libertar postos de trabalho para os  jovens.

Os gabinetes de consultoria estão cheios de jovens brilhantes, recém saídos de escolas de gestão, mas que em materia de experiência no terreno, não podem equiparar-se a pessoas que trabalham na profissão há décadas. Esta é a opinião de alguns conceituados especialistas em relação às empresas internacionais de consultoria.

A APCS tem nos seus Estatutos como exigência os associados efectivos serem peritos experimentados razão, pela qual,  impõe também que a idade minima de admissão seja de 40 anos dado o alto nível de qualidade e experiência que se   espera dos consultores seniores. Conclui-se assim que os seniores da APCS estão em condições de darem resposta aos desafios que se colocam ou vão colocar nos próximos tempos, o que vem mostrar ainda que o projecto da APCS é cada vez mais válido e importante para a sociedade actual.

“Artigo PUBLICADO no apcsNEWS 39 de Maio de 2006″

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: