Actividade e Consultoria Senior

A maioria das pessoas à medida que vai caminhando na idade, tem tendência a perder algumas faculdades, quer fisicas quer intelectuais, sendo seguro que o facto da passagem à reforma éuma etapa extremamente dificil para algumas pessoas e conducente muitas vezes a problemas complicados de ordem psicológica.

Todos temos conhecimento de situações deste tipo e o o facto é que acontece frequentemente mal uma pessoa se aposenta aparecerem logo uma série de maleitas, umas mais complicadas do que outras, mas que justificam que se perca algum tempo com um assunto desta natureza.

Na nossa opinião, de uma maneira geral, as pessoas devem manter sempre uma certa actividade, mesmo quando se reformam, e não alterar demasiado o seu ritmo de vida, pois que o nosso organismo tem as suas defesas próprias, que se encontram estabilizadas, e estamos convictos que estas, ao contrário do que eventualmente se possa pensar, garantem uma certa protecção desde que cada um se mantenha num grau de alerta suficiente, que uma actividade minima permite.

A Associação Portuguesa de Consultores Seniores (APCS) é uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento), considerada entidade de utilidade pública, fundada em 1988.

A APCS foi criada a pensar na possibilidade dos seus associados poderem a ajudar a assessorar empresas ou Instituições em más condições financeiras ou com problemas específicos que não pudessem, por qualquer motivo, ser resolvidos através do mercado.

Mas o objectivo principal era e continuará a ser certamente criar condições para que através de missões no exterior ou mesmo aqui em Portugal, os nossos associados consultores seniores, pudessem manter uma certa actividade e que as suas competências adqiridas ao longo de uma vida de trabalho pudessem continuar a ser úteis à comunidade, em geral.

O número de aposentados dos mais diversos quadrantes tem vindo a crescer, nos ultimos tempos, em Portugal, sendo um facto que muitas pessoas passam a essa situação em idade que lhes permite levar uma vida activa perfeitamente normal.

Actualmente em fase de adaptação às novas realidades, a APCS é uma excelente alternativa para todos aqueles que pretendem manter um certo envolvimento ao serviço de uma causa justa e cada vez mais actual. De facto a APCS é uma organização que apoia e desenvolve programas e projectos de natureza social, cultural, científica, técnica e tecnológica, ambiental, cívica e económica através da prestação de serviços de consultoria não jurídica e assistência especializada, actividade esta sem fins lucrativos.

Mas também a crise que assolou o mundo, em particular a Europa e Portugal, muito em especial, tem estado na origem de um crescente desemprego. Competindo ao Estado resolver, em primeira instância, os problemas decorrentes desta situação, isso não é impeditivo que organizações que emanem directamente da Sociedade Civil, como é o caso da APCS, se imponham com uma forma de complementar algumas deficiências do actual sistema.

Para se ser consultor da APCS basta fazer-se associado, e dispôr de uma situação profissional que lhe permita dedicar parte do seu tempo, em regime de voluntariado, aos objectivos e acções da nossa organização. Os consultores devem ser qualificados e, dispôr, de preferência, larga experiência no seu campo, além de serem capazes de treinar outros cidadãos. Devem dispôr de uma personalidade já madura, ser sensíveis às diferenças culturais, ser independentes, flexíveis, gozar de boa saúde e ser abertos a novas experiências.

Anúncios
  1. Actividade e Consultoria Senior « apcseniores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: