A APCS e o Parque Habitacional

 

O Parque Habitacional Português encontra-se muito degradado como, aliás, é do conhecimento da grande maioria de pessoas. Basta andar a passear na rua e tomar atenção á nossa envolvente, para apercebermo-nos da existência, aqui e ali, de vestígios de grande degradação em  prédios antigos e mesmo em outros que não são tão antigos como isso, mas que devido a uma má utilização dos materiais, além de deficiências de construção várias contribuiram, desta forma, para a degradação prematura dos imóveis.

Também uma lei de arrendamento que não veio resolver problema algum, tem sido um óbice á renovação do Parque Habitacional, preferindo, neste caso, os senhorios deixarem os imóveis deteriorarem-se quase por completo para depois, de uma forma que podemos chamar de especulativa, poderem erguer uma nova construção muito mais valorizada. Este procedimento poderá constituir uma solução para os proprietários, mas em termos nacionais não pode ser moralmente aceitável e todos estamos conscientes que assim é.

Trata-se, no fundo, de um empreendimento de uma envergadura enorme o qual vai merecer certamente de uma análise muito rigorosa por parte das entidades que gerem estes problemas, a nível nacional, bem como das associações profissionais e até associações sindicais.

Contudo, não é nesta posição que a APCS se coloca relativamente a este problema, como aliás, em relação a problemas da mesma natureza noutras áreas e outras actividades. Ouçamos, então, o que nos tem a dizer ácerca do assunto, o nosso associado, Eng. Mafra dos Santos:

 

Pensamos que a APCS tem todas as condições paea desempenhar um papel importante no levantamento de várias situações de imóveis degradados

(Fernando Mafra P. dos Santos, Engenheiro Civil, associado da APCS)

 

Sr. Eng. será que a APCS poderá intervir nalguma das fases de recuperação de imóveis?

O que podemos dizer é que muitos dos imóveis que se encontram degradados são resultado de dificuldades financeiras dos seus proprietários, encontrando-se assim preenchidas uma das condições principais de acesso aos serviços da APCS. Como temos divulgado, a APCS serve fundamentalmente empresas (ou empreendimentos) em má situação financeira, sendo portanto o caso.

E haverá alguma vantagem?

A APCS é constituida por consultores com muitos anos de experiência. Portanto, numa situação em que há dificuldade de acesso ao crédito, o recurso a consultores seniores cujos custos são muito reduzidos, será, pelo menos numa primeira fase, uma forma de avaliar a situação e a melhor orientação a dar em cada caso particular.

Mas como é possível que os custos sejam assim tão reduzidos?

É muito fácil. Os nossos consultores são voluntários, portanto o seu trabalho propriamente dito, é a custo zero. O que terá de ser pago? Então, as despesas de alojamento, quando as houver, assim como de alimentação e a própria administração do projecto, que tem um custo muito pequeno. É assim que conseguimos valores tão baixos nos nossos trabalhos.

Mas essa forma de trabalhar não poderá fazer concorrência ao mercado?

Aparentemente pode dar essa ideia, mas de facto isso não acontece. Aliás, os Estatutos da própria APCS não autorizam à concorrência no mercado. O facto é que os nossos clientes são entidades ou organizações com dificuldades financeiras e portanto não haveria o perigo de ir ao mercado para resolver os seus problemas. Eventualmente poderão pedir auxilio a uma organização como a nossa, cujos custos, à partida, são muito reduzidos.

Não quer abordar qualquer outra questão que ainda não tenha sido referida?

A APCS, sendo uma organização de voluntários trabalha, no entanto, como uma verdadeira empresa e os seus consultores seniores, pessoas altamente experientes, funcionam, de facto, como se funcionassem em qualquer outra empresa.

Assim tem acontecido nas missões que temos levado a cabo no estranjeiro e aqui mesmo, em Portugal. Se tiver qualquer duvida apenas tem de nos contactar e colocar o seu problema.

Anúncios
  1. A APCS eo Parque Habitacional « apcseniores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: