As comunidades seniores e a APCS

 

 

 

 

 

“Na APCS os nossos Consultores Seniores são pessoas experientes e motivadas dentros das suas competências. Nas Universidades Seniores procuram-se outras competências…”

(Dr. Henrique Sobral, Licenciado em Biologia, Presidente da APCS )

 

 

Qual é porventura a mais valia da APCS em relação à comunidade senior?

Em primeiro lugar há a referir que a APCS tem entre os seus associados muitos seniores, não nos podemos esquecer que a nossa Associação foi constituida em 1989 e ainda há associados dessa época da fundação. No entanto o que verdadeiramente os Estatutos da APCS preconizam é que para se ser associado sa APCS é preciso ter um minimo de 40 anos

Mas 40 anos? Porquê então esse limite minimo?

 Por um motivo que está à vista de todos. Os nossos associados são também nossos potenciais consultores dentro das suas respectivas competências. Por isso mesmo haverá que garantir um minimo de experiência. Assim, entendeu-se que 40 anos era uma idade que já permitiria uma experiência razoável e o conhecimento necessário ao cumprimento de uma missão, mesmo fora de portas.

De que se trata, quando se refere a uma missão?

Vamos imaginar, por exemplo, que uma empresa na Russia ou no Cazaquistã ou na China, etc, se encontra em más condições financeiras e precisa de apoio de consultoria, para poder melhorar o seu negócio e dar a volta ao problema.

Normalmente o assunto será colocado às instâncias superiores da UE ou mesmo diretamente (como é o caso da China) e assim, de acordo com o perfil da empresa é escolhido um consultor com as competências necessárias para a resolução daquele assunto. Se o seu CV fôr aprovado, ele desloca-se ao local e pode avaliar a situação da empresa, juntamente com os líderes locais, dar um conjunto de concelhos e muitas vezes indicações acerca da forma de aquisição, por exemplo, de equipamentos ou serviços, susceptíveis de obtenção da melhoria da empresa.

É este, mais ou menos, o espirito de uma missão. O que à partida obriga, para já, um grande domínio de matérias e qualidades de gestão do consultor em causa, pois que terá de assumir sózinho, a maior parte das vezes, uma série de decisões ao longo da missão.

Mas apenas há consultoria para auxiliar empresas em dificuldades?

Não, de facto qualquer empreendimento ou empreendedor em dificuldades pode ter a assistência de um ou mais consultores.

Um exemplo. Hoje em dia com a crise, grandes problemas têm sido levantados a proprietários de imóveis que, por motivos de vária ordem e também financeiros, têm dificuldades para pagarem dividas à Banca ou de outra natureza. A esses cidadãos a APCS disponibiliza também para uma primeira análise tecnica do problema, um ou mais consultores para acompanhamento da situação.

E o trabalho a tempo inteiro, em termos de voluntariado, para uma empresa ou organização, também não é uma missão?

De facto, de acordo com o nosso modo de ver, esse tipo de actividade pode ser uma actividade voluntária, mas não está no espirito da APCS, da maneira como encaramos a forma de desenrolar de uma missão. Uma missão, tal como nós concebemos, tem que ter um prazo, um objectivo e um contrato que estabelece as ligações que vão existir entre o consultor senior e o cliente, durante a missão.

Portanto, qualquer tipo de actividade, mesmo voluntária, que ultrapasse estes termos, já não pode ter o suporte da APCS. Isto não quer dizer que uma missão não possa durar mais ou menos tempo, duas semanas, quatro semanas, por exemplo, digamos mesmo um mês. Mas neste intervalo de tempo, que ficará estipulado à partida, há forma de chegar a conclusões e a tomar decisões, até dar resposta ao pedido solicitado. Trabalho voluntário de outro tipo não se faz com os consultores da APCS

Anúncios
  1. As comunidades seniores e a APCS « apcseniores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: